Como aumentar as vendas em tempos de crise
O primeiro passo é entender qual o foco do problema nas vendas
Três em cada quatro empresários acreditam que as vendas e o lucro vão cair neste ano, segundo uma pesquisa recente. Se a sua empresa também faz parte da estatística, é hora de pensar um plano de ação para não fechar 2015 no vermelho.
Fato é que o consumidor moderno tem saído cada dia menos de casa para ir às compras. Alguns fatores como o trânsito (cada dia mais lotado) e ter que praticamente lutar por uma vaga no estacionamento para, só então, iniciar o processo de compra, contribuíram para essa mudança de hábitos.
Bem se antes não havia saída – era passar por todo este stress para ir às compras ou… passar por todo este stress! – agora o processo de comprar está a um clique das nossas mãos! Hoje são inúmeras lojas virtuais, o que oferece o conforto de comprar sem sair de casa para todo mundo.
Porém, justamente por serem tantas opções, com tanta concorrência, você deve estar se perguntando “o que fazer para meu e-commerce sobressair neste mercado e conquistar o meu cliente?”.
#1- Tenha um plano (de negócio) para dominar o mundo!
Para que o seu e-commerce seja um sucesso é importante que você tenha, antes de qualquer coisa, um plano de negócio muito bem delineado. Para isso é necessário conhecer as características de seu público, qual o produto mais adequado para ele, além de definir qual o modelo de negócio virtual é mais indicado para seu tipo de produto ou serviço.
Além disso, é preciso investir pesado em divulgação. Esse investimento, contudo, não diz respeito apenas ao capital que você aplicará para as estratégias de promoção, por exemplo.
O investimento diz respeito também ao tempo que você despende para planejar, executar, monitorar e otimizar suas ações. Tenha em mente que os seus resultados serão fruto desse esforço, portanto, capriche no planejamento – e execute-o!
#2- Demonstre ao seu cliente que ele pode confiar em você.
Por mais que as vendas online estejam aumentando cada dia mais, lembre-se que muitos consumidores ainda são desconfiados e temem realizar essa ação. Para converter estes descrentes, você precisa de um site que transmita segurança e confiabilidade.
Portanto, utilize um layout limpo, com campos de buscas fáceis de encontrar e com claras informações sobre como realizar a compra. Procure também contratar serviços que ofereçam protocolos confiáveis para as transações comerciais online.
Sim, se você conseguir transmitir essa segurança esse será um excelente argumento para que seu e-commerce fique no topo da lista de empresas confiáveis na mente do seu consumidor. Pense nisso!
#3- Mostre para os seus clientes que você o conhece e sabe o que ele precisa.
Não fique somente naquele “olá” com o nome extraído do login do usuário. Procure conhecer e monitorar os hábitos de consumo do seu cliente, suas preferências e os seus desejos.
Para isso, estabeleça uma comunicação personalizada com ele. Dessa forma, invista em Marketing de Relacionamento através de ferramentas que lhe possibilitem uma comunicação interativa.
Além disso, disponibilize canais efetivos para esclarecimento de dúvidas, sugestões e comentários. Lembre-se também de “dialogar” com seu cliente. Portanto, independentemente se o que ele disser com você ou sobre você for uma crítica ou um elogio, responda-o e mostre para ele que você se importa com o que ele pensa.
#4- E as Mídias Sociais?
Facebook, Blog, Twiter, Linkedin, Instagram, dentre outras. As redes sociais são aliadas indispensáveis para você chamar a atenção do seu consumidor para o que há de melhor em seu e-commerce.
Por isso, desenvolva estratégias de Marketing Digital e procure empresas especializadas em Marketing de Conteúdo para gerar interação e auxiliar na divulgação de sua marca. Lembre-se que conteúdo é mais do que texto, é estratégia, monitoramento e adequação do que se diz ao seu cliente.
Portanto, avalie qual a rede social gera mais interação entre o seu negócio e o seu público e invista em conteúdo específico para ela. Porém, lembre-se que as redes sociais são o lugar da “venda sutil”, portanto, não fique só na exposição dos produtos ou naquele discurso do quanto sua empresa é sensacional. Seja relevante para que o seu cliente se interesse pelo que você tem a dizer antes de qualquer venda.
#5- Invista em Marketing de Conteúdo para os buscadores te darem aquela moral!
Bem, você já deve ter ouvido sobre as estratégias de SEO não é mesmo? Bem, elas são ações planejadas e executadas para que sua loja virtual tenha posição de destaque nos resultados orgânicos dos buscadores. Um bom exemplo é a ferramenta Google Trends, que mostra as demandas de procura por cada palavra-chave. O ajudará neste processo que tornou-se imprescindível para quem quer ter sucesso nas vendas online.
O Marketing de Conteúdo entra como uma arma totalmente eficiente nesse ponto. Por exemplo, ao colocar em sua loja virtual fotos e descrições autorais (nada de pegar o texto que o fornecedor te mandou, por favor!), você pode melhorar suas posições nos resultados de busca no Google, que passa a te identificar como um site fonte de conteúdo original, e que pode até se tornar referência em determinado assunto.
E, convenhamos, ficar bem no Google é ficar muito bem diante do seu cliente, não é mesmo? Portanto, invista! Isso valerá muito a pena.
#6- Conquiste o seu cliente e ele será fiel a você “na alegria e na tristeza”.
Não basta que o cliente visite seu site, ele tem que comprar não é mesmo? Na verdade, mais do que comprar uma vez, o cliente satisfeito voltará e comprará de novo.
Se ele estiver muito satisfeito ainda falará bem do seu negócio para outras pessoas – que provavelmente têm o perfil similar ao dele e, portanto, serão um prato cheio de novos e-consumidores para sua loja virtual!
Ok, mas como conseguir essa façanha? Bem, é preciso trabalhar duro para fidelizar os clientes. Para isso, é preciso estabelecer vínculos, fazer das novidades oportunidades para novos contatos e – por que não? –mimar os compradores com detalhes que fazem toda a diferença.
Por exemplo, que mulher não ficaria feliz em receber em casa, além dos produtos de maquiagem que acabou de comprar, um pincel personalizado com a marca da loja? Portanto, surpreenda e colha os resultados de um cliente satisfeito que voltará!
#7- Lembre-se que cliente tem sua loja nas mãos.
Lembre-se que o cliente não apenas compra de casa, pelo computador, como está cada dia mais antenado ao que chamamos de Mobile Commerce. Portanto, invista em ações específicas para seu consumidor que acessa sua loja de um dispositivo móvel. Lembre-se que sua loja ter um layout responsivo ou um aplicativo para facilitar a compra não é mais um luxo, mas uma obrigação para não perder venda!
Além disso, existem no mercado algumas soluções de publicidade móvel, que lhe permitem oferecer ao cliente uma experiência com sua marca de acordo com sua localização ou algum check-in realizado, por exemplo. Nesse caso, a dica é: fique sempre ligado! Esse mercado se renova todo dia e você não pode ficar para trás!
E você, já desenvolveu alguma dessas estratégias e foi um sucesso em sua loja virtual? Conte pra gente nos comentários o seu case de sucesso!
Fonte via: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/