O Google e os órgãos reguladores da União Europeia novamente andaram se entranhando, o relacionamento dos dois não é muito amigável já faz um tempo,mas segundo rumores a situação pode piorar muito em breve…
O parlamento europeu já estuda propor a divisão da companhia em duas empresas menores.
Imaginem o Google sendo partido ao meio, deixando a ferramenta de busca de um lado e todos os outros serviços de outro.
Tal medida pode ser tomada por alegarem que o Google anda praticando ações monopolistas, não só por dominar o mercado de buscas, mas também por destacar de forma categórica seus produtos nos resultados, como resultado dificultando a geração de receitas aos seus concorrentes.
A vantagem do Google em comparação ao seus concorrentes e´muito grande, seus adversários não possuem força suficiente para alcança-lo.
Segundo informações do Financial Times, o documento que viabiliza a divisão está sendo patrocinado por dois dos maiores partidos do Parlamento Europeu.
O Parlamento sozinho não tem poder suficiente para dividir o Google, mas pode pressionar a Comissão Européia, e essa por sua vez sim tem poderes para decidir algo deste patamar e tomar qualquer ação se preciso.
De acordo com o Financial Times a proposta deve ser revisada ainda esta semana, antes de uma possível votação agendada na quinta-feira.
Google, o que será desta grande empresa no mundo Europeu?
Abraços!