Independente do ramo de sua empresa, o primeiro passo para que ela tenha sucesso é a satisfação do cliente. Os funcionários devem entender que trabalham para o cliente. É com o dinheiro desse cliente que as despesas são pagas e a empresa cresce. De certa forma, os clientes são a razão pela qual a empresa existe. E como diz o ditado: “Cliente bem atendido, sucesso garantido”.
Fidelizar o cliente faz com que ele volte e indique a empresa a outros. É a técnica principal para prospectar novos clientes. Não há uma fórmula mágica para isso, mas algumas dicas podem ser dadas.
1) Excelência no atendimento. Isso criará clientes em potencial.
(avalie os pontos fortes e também os pontos fracos a serem melhorados).
2) Os clientes antigos são a fonte para se conhecer novos clientes. Assim, conquiste a confiança deles, fazendo um agrado. Às vezes um desconto, uma aproximação com a vida pessoal e profissional. Crie vínculos, mas seja ponderado. Você corre o risco de ser indiscreto.
3) Uniformes padronizam a imagem dos funcionários e, muitas vezes, a diferenciação deles por setor é de grande utilidade. Clientes sentem-se mais à vontade quando se dirigem, com uma dúvida, a quem pode esclarecê-la, sem rodeios.
4) Crachás com nomes quebram um pouco a formalidade. Sentir-se mais à vontade em um ambiente que frequenta cativa, sem dúvida alguma, o cliente.
5) Agradecer também é uma regra fundamental. Clientes sentem-se bem ao ver que são tratados com educação e simpatia.
6) Invista na marca e na imagem no mercado. Crie publicidades, online,via redes sociais,distribua brindes, faça promoções. Isso fideliza os clientes antigos e desperta a atenção dos novos.
7) Faça reuniões com os funcionários. Ouça sugestões e críticas. Invista no bem-estar deles. Funcionários satisfeitos atraem clientes novos e boas energias para o local de trabalho.
8) Ouça os clientes que têm algo a reclamar. Resolva o problema deles. Estes, passando essa visão para outros, vão atrair novos clientes. Ser ouvido e respeitado deixa qualquer um satisfeito e com uma boa impressão.
9) Faça pesquisas com os clientes para saber o quanto estão sendo bem atendidos, bem como o que acham que falta na empresa. Quando um cliente sente-se colaborador, conta isso para outros, gerando curiosidade para conhecer o local.
10) Não faça propaganda enganosa. Tudo o que for prometido deve ser cumprido. Clientes odeiam ser iludidos.
Atrair novos clientes vem como consequência de um bom plano de marketing, junto à dedicação de atenção aos clientes antigos e à manutenção de um ambiente físico agradável. Foque nessas dicas que seus clientes e principalmente sua empresa vai sentir a diferença!
Fica a dica…
Fonte Cpt Cursos