Embora pareça ser um bicho de sete cabeças definir o marketing online da sua empresa, ainda mais se você não tem experiência no as mundo digital separamos esse material especialmente para você.
Claro que não vamos mentir para você: é óbvio que algum conhecimento é necessário para se ter sucesso, e um mínimo de tempo deve ser investido para desenvolver uma estratégia eficiente.
Dito isso, o Marketing Online não é um bicho de sete cabeças – e com um pouco de cuidado, é possível obter um grande retorno sobre o seu investimento, já que o marketing online é mais rentável do que o marketing “tradicional”. Entre as razões para este sucesso, podemos citar:
- Acessibilidade: é consideravelmente mais barato do que o marketing tradicional – publicidade nos jornais e na TV é muito caro ou mesmo inviável.
- Eficiência: permite atingir um público amplo, mas de forma direcionada – as informações coletadas pelas ferramentas de busca e redes sociais são particularmente importantes.
- Autenticidade: redes sociais, blogs ou newsletters permitem se comunicar com facilidade e de forma integrada com os seus visitantes e clientes.
A boa notícia é que é hoje em dia é muito mais fácil ter um site e gerenciar a sua presença online, hoje muitas agências trabalham com este conceito de site, com base na grande necessidade de seus clientes. O artigo abaixo irá mostrar os princípios básicos que permitem a você desenvolver uma estratégia eficaz de marketing online:
Defina Suas Metas
O primeiro passo para a implementação de sua estratégia é estabelecer e priorizar seus objetivos. Obviamente, você quer que seus clientes realizem alguma ação (comprar algo, assinar uma newsletter, etc.), mas seu principal objetivo é escolher o argumento-chave que irá incentivá-los a exercer essas referidas ações. Gostaria de promover a inovação? Diferenciar-se dos seus concorrentes? Aumentar sua margem de lucro? Determinar seus objetivos de marketing vai ajudar cada passo da criação de seu site e para cada uma de suas atividades online.
Descubra Sua Posição
Este trabalho deve ser feito em paralelo com a definição de seus objetivos. Entender onde você se encontra em relação aos seus concorrentes irá ajudá-lo a analisar o mercado, estabelecer os seus argumentos de venda e compreender melhor as expectativas dos seus futuros clientes. Fazer uma análise minuciosa da sua competição irá ajudá-lo a reunir o máximo de informações sobre o seu setor e a definir os pontos fortes e fracos do seu negócio. Uma vez que esta análise seja concluída, você terá material suficiente para dar o próximo passo na sua estratégia: definir o seu alvo.
Escolha Seu Destino
A maioria das empresas atendem a comunidades específicas, e procuram se adaptar às suas expectativas. Uma loja de brinquedos vai empregar um vocabulário diferente do de um escritório de advocacia. Tente entender o que o seu cliente em potencial procura e ofereça isso numa linguagem que ele irá entender.
Além disso, se o passo anterior mostrou que seus concorrentes focam, principalmente, nos jovens e adolescentes, pode ser interessante desenvolver uma estratégia mais focada em famílias – na medida em que seus produtos ou serviços atendam às suas necessidades, claro.
Selecione Suas Ferramentas
Existem diferentes ferramentas online que permitem a você aumentar a visibilidade do seu negócio e se comunicar com seus clientes:
Site: o coração de seu conteúdo digital, o seu site é o seu endereço no Google, a vitrine do seu negócio na web e uma forma única de se comunicar com seus clientes. Ao integrar um fórum, bate-papo instantâneo ou um formulário de contato personalizado, você dá aos seus visitantes várias opções diversas para se comunicarem diretamente com você. E ainda mais importante, ter um site permite a você controlar as informações online sobre o seu negócio!
Redes Sociais: As pessoas já estão falando sobre você nas redes sociais, então é imperativo que você tenha uma presença oficial para poder controlar este diálogo. Na maioria dos casos, ter uma página profissional no Facebook é uma necessidade comprovada. E, dependendo da natureza do seu negócio, abrir contas no Twitter, Pinterest e Instagram também pode ser benéfica. Note que se você quer melhorar seu SEO, uma Comunidade no Google + vai ser uma grande ajuda.
Blog e Newsletter: costuma-se dizer que “a informação é o oxigênio da idade moderna.” Ao informar os seus clientes por e-mail sobre suas novidades com regularidade, você irá empurrá-los para (re) visitar seu site para conferir o que há de novo.. Num contexto semelhante, manter um blog é uma ótima maneira de informar seus visitantes sobre a sua indústria e estabelecer seu status de especialista – além de ser excelente para o SEO do seu site.
Anúncios: A publicidade online funciona. Ponto. Os anúncios do Google (AdWords) são particularmente rentáveis, porque você só paga quando alguém clica em seu link. No Facebook Ads, o sistema de metas é tão avançado que é difícil não ter resultados.
Analise Seus Resultados
O Google não foi construído em um dia. Um dos passos mais importantes no desenvolvimento de sua estratégia de marketing é a análise dos resultados. Onde você está investindo corretamente? O que não funcionou? Apoie-se nos resultados concretos e tire as conclusões necessárias. A Web é um ambiente dinâmico que está em constante mudança. Se você não perder o foco para maximizar seus resultados regularmente, você acabará por ter uma estratégia de marketing online que inevitavelmente irá seduzir os consumidores.
Fonte: Blog Wix.com