Independente do tamanho ou do ramo do seu negócio, um blog pode fortalecer sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e ajudar a ampliar o seu alcance no mercado. Ou seja, você não deve ter um blog somente porque seu concorrente tem, nem depositar sua criatividade apenas em redes sociais. Separamos 5 bons motivos para a sua empresa ter (e acreditar!) no blog corporativo.
1. Ganhar posições nos resultados das buscas
Conteúdo original recorrente é combustível para suas estratégias de SEO. As ferramentas de busca como o Google reconhecem e premiam com posições melhores quem tem atualizações de conteúdo constantes. Manter somente o site da empresa, limitará o acesso apenas às pessoas que fazem buscas direcionadas à marca. Conquistando bons posicionamentos nas pesquisas, naturalmente o tráfego para o seu site aumentará. Nesse sentido, as redes sociais se tornam um canal para divulgação do seu conteúdo, não o destino final dele.
2. Fazer um investimento duradouro e de baixo custo
Vamos começar falando sobre um dos assuntos mais importantes para as empresas: custos. E, no caso de um blog, eles podem ser mínimos. Existem muitas plataformas gratuita (oWordPress é um exemplo), que não requerem conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. Com um simples cadastro e um pouco de pesquisa é possível colocar no ar um blog interessante e atraente para seu público.
Os posts não precisam ser publicados com muita recorrência, nem em volume intenso. Uma vez por semana é um bom começo. O importante é manter a frequência com disciplina. E quanto mais você publicar, mais páginas são criadas, mais atenção de clientes em potencial você vai atrair e melhor vai ficar a posição do seu site nos buscadores. Com uma campanha publicitária, se você deixa de investir, deixa de colher resultados. Já os posts no blog são permanentes: você recebe tráfego gratuitamente enquanto eles estiverem no ar. É ou não é um excelente negócio?
3. Tornar-se referência em sua área
Você pode aproveitar o blog para tirar dúvidas dos clientes, falar sobre o mercado, comentar pesquisas ou notícias e publicar artigos educativos e informativos. Assim, seus leitores passarão a ter confiança na empresa e a marca ganha em credibilidade. Quando eles precisarem do produto ou serviço que você oferece, lembrarão da empresa que os informou e ajudou a tomar muitas decisões. Com uma boa biblioteca de posts, sua empresa pode se tornar também a fonte de referência em pesquisas naquele tema.
4. Interagir com o público-alvo
Um blog é uma excelente ferramenta para estreitar relacionamento com seus clientes e conquistar outros. Ele cria uma conversa de duas vias, diferente dos padrões fixos do site. Um pequeno campo de cadastro pode permitir a inserção de e-mails, para envio de newsletters, que serão mais uma forma de interação com seus clientes em potencial. Com os posts, você pode incentivar interações, comentários, perguntas, feedbacks. Certifique-se, porém, de responder a todos. Mais uma dica: as perguntas dos leitores nos comentários podem gerar temas para novos posts!
5. Conhecer seus clientes e aprimorar a estratégia de conteúdo
Movimentar seu site com conteúdo através de um blog aos poucos permite colher informações preciosas para a empresa. Análises periódicas podem ajudar a descobrir quais são os temas mais populares, como os visitantes chegam à sua página, de onde eles são, quais as palavras-chave mais buscadas e muito mais. Essas métricas ajudam a aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo e alinhá-la aos objetivos de negócio.
E então, pronto para começar um blog para sua empresa? E se você já gerencia o blog de uma empresa, conte para a gente as vantagens que você já identificou!