As 5 dicas de Marketing Digital para PME

As Pequenas e Médias empresas geralmente são vistas como Grandes e Organizadas Corporações através do uso de ações estratégicas de Marketing Digital. Como crescente uso das redes sociais, o marketing digital se tornou ferramenta indispensável para qualquer tipo de empresa, seja qual for o tamanho dela.

O grande diferencial é que Pequenas e Médias empresas possuem a vantagem de implementar projetos com muito mais agilidade e capacidade de adaptação. Esse diferencial faz com que muitas dessas empresas se destaquem no meio empresarial através de cases de sucesso e ações criativas de marketing.

Por isso separamos 5 dicas para usar o Marketing Digital combinado com algumas ações de SEO para conquistar novos clientes e admiradores a sua  empresa.

 

Redes Sociais 

Hoje toda empresa tem de estar presente nas redes sociais, porém, antes de sair cadastrando sua empresa pense em como será executada a ação em cada uma delas. Você terá de interagir com seus clientes e futuros prospects,sempre com o objetivo de ampliar seus contatos e número de seguidores. Agora pense em sua estrutura. Você realmente tem tempo de responder ou interagir em tempo real com seus clientes em todas as redes sociais? Provavelmente não. A regra é clara: entre em uma rede social somente quando você tiver tempo e condições de atuar o tempo todo. Não entre por modismos ou apenas para dizer que está presente, pois na prática, não estará. Se possível, recorra a um profissional qualificado. Em geral são muito experientes e poderão te auxiliar na elaboração de um planejamento de atuação adequado para o seu negócio.

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Blog

O Blog é a maneira mais fácil de criar e gerenciar conteúdos de qualidade com alta possibilidade de indexação pelo Google. Serve como um “Plus” para o seu site e pode servir como uma rede de captação de novos clientes. Vai uma dica: faça de seu blog uma fonte de informação para que você seja descoberto e adorado pelos clientes. Para isso, entre na cabeça deles e tente imaginar por onde estão navegando ou que tipo de conteúdo estão buscando no Google. Utilize ferramentas como o Google Suggest, Adwords, Google Zeitgeist ou Google Trends. Combinando estas ferramentas com as palavras-chave ligadas ao seu negócio, você descobrirá o que está na “boca do povo”, ou melhor dizendo, o que as pessoas estão buscando a respeito do seu negócio. Faça posts interessantes para o seu público e se deixe ser encontrado.

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  Email Marketing

Essa ferramenta é muito eficaz para aguçar a vontade de compra e desejo de consumo dos seus clientes, e-mail marketing funciona sim. claro se for usado da maneira certa.

Evite enviar emails com larga diferença de tempo. Mas também não seja chato a ponto de enviar dois a três emails por dia. Estabeleça um padrão para o seu negócio. Evite comprar listas no mercado negro ou de fontes duvidosas. Essas listas poderão fazer com que a imagem da sua empresa fique queimada, e seu email provavelmente entrará nas listas ANTI-SPAMS (o SPC/SERASA dos servidores de Email).

Veja o que não pode faltar em seu e-mail marketing:
– Uma promoção atrativa.
– Preço competitivo.
– Facilidade de pagamento.
– Fotos e layouts bonitos e atrativos.
– Diferencial competitivo: ofereça um brinde ou um serviço a mais para que você se destaque frente aos seus concorrentes.

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4 –  Help Desk
Sua empresa pode ainda não ter utilizado , mas saiba que através dele, seu cliente terá acesso a toda informação de uso ou compra de produtos no seu site, informações relacionadas ao seu produto ou serviço, formas de pagamento, entregas e devoluções. Funciona praticamente como um self-service de informações relacionadas ao seu negócio. Em geral são recheados de perguntas e dúvidas mais frequentes, fáceis de serem identificadas pelos usuários. O Help Desk é facilmente configurado e certamente desafogará o seu serviço de tele-atendimento, fazendo com que seu custo com atendimento despenque. No Brasil, empresas como a Netimovies, a Rint ou o Moip, usam e abusam desse serviço. Outra vantagem é que o conteúdo publicado é facilmente indexado pelos mecanismos de busca.

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5 – Google Adwords (Links Patrocinados) 
Os Links Patrocinados são aqueles pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado direito do Google assim que você faz uma pesquisa. Os resultados são sempre relacionados ao tema da busca. Da mesma forma, você poderá definir o seu público-alvo, selecionando as palavras-chaves mais adequadas ao seu produto ou serviço. O anunciante paga apenas quando seu anúncio é clicado. O valor do clique (CPC – Custo por Clique) é definido através de vários fatores que envolvem a qualidade do anúncio, as palavras-chaves escolhidas e uma série de outras métricas definidas pelo Google. Além disso, você poderá regionalizar sua campanha e até mesmo definir o orçamento diário.

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Além de tudo isso é necessário que você se prepare oferecendo suporte em informações, qualificação de serviços e dos profissionais,pontualidade em prazos e garantia de entrega de produtos, além de executar um bom plano de fidelização destes clientes…

Agora ficou fácil é hora de colocar em prática!!!

 

Michele Barboza