INOVAR é fazer algo diferente. É trazer para o mercado e principalmente para os consumidores alguma coisa nova, que fará diferença no cotidiano. Mas nem sempre é preciso ir tão longe para inovar. Às vezes, para determinada empresa, mudar a embalagem ou modificar a cor e/ou design de um produto já é algo que influencia a experiência da compra do consumidor.
Aliás, a cor influencia (muito mais do que pensamos) no processo de compra de um produto. Embora para estudiosos do assunto a venda seja a arte da persuasão, as cores têm um peso muito grande aos olhos do consumidor e podem sim definir o jogo “compro/não compro”. Por exemplo, ao lançar um novo produto, o consumidor valoriza o aspecto (leia-se design) e a cor – atributos totalmente visuais. Isso costuma ser levado em conta mais do que a própria textura, o cheiro ou som. Ou seja, nós compramos com os olhos, o que pode ratificar aquela velha expressão “a primeira impressão é a que fica” – ou pelo menos é a que faz alguém entrar num site, clicar na imagem de um produto, entrar numa loja ou tomar uma atitude que possa levar à decisão de compra.
A KISSmetrics, uma consultoria ligada a pesquisas de marketing, publicou o interessante artigo “How Colors do Affect Purchases”? (“Como as Cores Realmente Afetam as Compras?”). O texto traz fatos muito interessantes sobre a reação dos consumidores quando expostos a cores e produtos. Apesar do foco ser o mercado norte-americano, não creio que a situação seja diferente no Brasil, dada a popularidade da moda, música, filmes, seriados, games, tecnologia.
A consultoria revelou que as cores podem ter um efeito poderoso em determinados tipos de consumidores. Por exemplo: compradores compulsivos são muito atraídos pelas cores vermelha, laranja, preta e azul. Estes compradores estarão especialmente “abertos” para ambientes como outlets, liquidações e fast foods.
Já os compradores mais conservadores, aqueles que respeitam religiosamente seu orçamento, são muito afetados pelas cores verde-água e azul marinho, e são vistos com muita atenção por bancos e grandes lojas de departamentos. Compradores comuns são atraídos por lojas de vestuários através das cores rosa, pink e azul claro.
Em termos de design, o que as cores transmitem de uma maneira geral? Veja abaixo os principais conceitos e como aproveitá-los na hora de criar ou remodelar uma marca, produto ou serviço.
• Amarelo: Otimismo, juventude, calor – utilizada em vitrines de lojas.
• Vermelho: Energia, vitalidade, urgência – muito usada em mensagens de promoções e liquidações.
• Azul: Credibilidade, segurança, calma, confiança – usada em bancos, negócios, empresas de tecnologia e medicina.
• Verde: Saúde, bem-estar. É a cor mais fácil de ser processada pelos olhos, é relaxante e utilizada em propagandas que vendem o conceito green, ecológico, orgânico, natural. Sugere crescimento, sustentabilidade, e é usada em anúncios ligados a saúde, meio ambiente, turismo, campanhas do governo, educação, medicina e ciência.
• Laranja: Agressivo e ousado. Sugere a ação imediata, tomada de decisão rápida. Normalmente usada em campanhas de assinaturas de revista, serviços, catálogos de compra.
• Rosa: Feminino e romântico. Transmite delicadeza, calma, paz, leveza. Mulheres adoram.
• Preto: Luxo, elegância, poder, precisão, profissional. Usado para campanhas de produtos do mercado de luxo, moda, embalagens de cosméticos, construção, peças de comunicação para o mercado corporativo. Transmite credibilidade.
As cores de uma maneira geral são responsáveis por 80% do fortalecimento de uma marca. E isso é o que impulsiona a confiança do consumidor. Em campanhas de lançamento de novos produtos, 93% dos consumidores são impactados pelo aspecto visual do produto. Se pensarmos nas cores utilizadas pelas empresas no gráfico Color Emotion Guide ou Guia de Cor das Emoções, percebemos que suas escolhas são coerentes e óbvias. As empresas estão nitidamente interagindo ou querendo interagir com públicos muito específicos.
#Fica a dica
Fonte via Modernbiz.