QUAIS SÃO OS MELHORES HORÁRIOS PARA POSTAR NAS MÍDIAS SOCIAIS

As redes sociais já se tornaram parte da existência humana nos dias de hoje. Elas tomaram uma proporção tão grande que já estão completamente integradas à rotina e, com a popularização dos tablets e smartphones, as pessoas passam quase que o dia inteiro checando atualizações, comentários, fotos e afins.

Quem está lá geralmente quer atenção e gosta quando suas colocações são bem vistas e admiradas. Porém, existem alguns momentos onde o uso das redes é mais constante e você tem mais chance de ser visto e de receber interações em suas postagens. Para uma boa estratégia de marketing digital, é essencial conhecer os melhores horários para postar nas mídias sociais. Assim se garante um maior alcance do seu conteúdo e da sua marca.

Leia o texto e veja o infográfico a seguir e descubra quais são esses horários. Confira:

Twitter

O Twitter tem um horário de pico específico das 12h às 18 horas, de segunda a quinta-feira. Em geral, pessoas usam durante ou depois o período de almoço e curtem ler os tweets e links certos postados nessa rede social. E nesse universo, menos é mais: tweets curtos, com menos de 100 caracteres, geram mais engajamento que os maiores.

Facebook

A rede social mais popular do planeta tem suas peculiaridades quando o assunto é o público. O horário de pico de audiência no Facebook é das 13h às 15 horas, em dias de semana. Na realidade, vai ocorrendo um aumento gradual a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas. Seguir esse horário vai te garantir mais visualizações e, conseqüentemente, mais engajamento.

NOTA: Mais texto após o infográfico

LinkedIn

Essa rede social é marcada pela sua forte relação com o âmbito profissional e, não à toa, seu pico acontece fora do horário comercial. Antes ou depois dele há bastante acesso, mas o principal é realmente após as 17h ou 18 horas, de terça à quinta-feira, dias da semana que recebem mais acessos de pessoas de negócios.

Instagram

A rede social das fotos e vídeos está se popularizando cada vez mais. Os horários de maior interação entre usuários variam entre os dias úteis e finais de semana. De segunda à sexta, a hora certa para postar é entre 17h e 18 horas. Já no sábado e domingo, onde ocorre um pico ainda maior, o tiro certeiro é das 13h às 18h. Use os filtros e hashtags que mais geram impacto e pegue seu público de jeito.

Tumblr

O horário de pico é de 19h às 22 horas, especialmente às segundas e terças-feiras, bem como aos domingos. Essa plataforma é ótima para criação de conteúdo institucional ou promocional e se esse é seu caso, essas são as horas ideais para você.

Pinterest

Os picos são em dias úteis, em dois horários, das 14h às 16 horas e das 20h às 23h. O tráfego é ainda maior no final de semana e o crescimento é progressivo a partir das 12 horas. As estatísticas mostram que fotos que não contém rostos humanos têm mais chances de serem compartilhadas.

Esse é o caminho das pedras para fazer sucesso nas suas redes sociais. Se você quer popularizar o que posta e criar mais conexões entre sua marca e seu público, seguir os horários de pico é interessante. Porém, vale lembrar que esse também é o momento de maior concorrência, quando todo mundo está ativo na rede e, portanto, seu post pode acabar se perdendo no meio das muitas atualizações — principalmente no Facebook. Por isso mantenha a qualidade do conteúdo e preocupe-se mais com os hábitos do seu público-alvo do que com os horários em si. Experimente sempre, veja a diferença nos resultados e faça as devidas adaptações.

Felipe Pita