Como você aborda um potencial cliente, ou parceiro, com um email de apresentação?
Gerar negócios e estabelecer parcerias faz parte do dia-a-dia, mas algumas vezes, acabamos gastando um tempo elaborando nosso discurso quando vamos enviar emails de apresentação.
Achei interessante compartilhar essa experiência e ao mesmo tempo, ajudar essa iniciativa bacana.
Esses dias, recebi um email do Vitor Moya, responsável pela iniciativa Startups Brasil, nos apresentando a proposta deles da seguinte forma:
“Olá Agendor nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.
A Startups Brasil (http://www.guiato.com.br/startups/) é um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento linkando universitarios, técnicos e profissionais para estas empresas que procuram uma mão de obra qualificada. O portal, ja possui um total de mais de 700 Startups cadastradas e geolocalizadas que funciona da seguinte forma: o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”
Você está com seu discurso bem treinado?
Ele conseguiu chamar minha atenção em pouco tempo, lendo somente as primeiras frases. E após isso, eu já tinha lido o email todo e respondido ele. Por quê? Vou explicar meus motivos abaixo:
5 itens principais do discurso de apresentação
#1. Ele descreveu o que faz em uma frase. Foi rápido, sucinto e digerível (sem palavras complicadas).
#2. Falou sobre nós. Quando ele coloca “objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento”, ele está mostrando que o que eles fazem é para nós (somos uma startup, só para esclarecer).
#3. Mostrou o resultado que podemos obter. Veja que ele explica em um passo-a-passo bem objetivo, algo que seria complicado de entender se colocado de outra forma: “o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”
#4. Apresentou uma solução para algo que precisamos. Encontrar profissionais comprometidos e com preparo é difícil. Então um meio que facilita o contato com universitários é uma solução bem interessante.
#5. Terminou com uma “chamada para ação”. Ao final, ele já expressou o que queria e propôs formas de agirmos:
“Para que o projeto Startups Brasil dê certo e que a sua empresa tenha um relacionamento amigável com o site, queria a sua ajuda para a divulgação do nosso projeto, fazendo um post no blog da empresa ou em qualquer seção que você preferir contendo o link de nosso site e se você preferir pode apenas colocar o link de nosso site na seção de links uteis.”
Só tenho uma crítica a fazer: ele não pesquisou quem está por trás do Agendor para adicionar no email!
Teria muito mais impacto se eu recebesse um email assim: “Olá Gustavo e Equipe do Agendor, nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.”.
Quer causar mais impacto ainda? Adicione meu nome no assunto do email e você ganhará minha atenção bem rápido.