O rápido fechamento de uma negociação depende de diversos fatores, entre eles a boa aplicação de algumas competências do negociador, que deve estar atento às variações do mercado e se manter em constante aperfeiçoamento.
Uma dessas competências é o chamado feeling, ou seja, a capacidade de sentir e/ou perceber como a negociação está se desenvolvendo, o que permite um maior poder de condução dos negócios até o fechamento. Mas há também atitudes práticas que você pode tomar na hora de fechar negociações. Confira!
Tenha metas bem definidas
Sem metas e prazos fica difícil correr atrás do que se quer. Sempre haverá uma questão aqui, outra ali para desvirtuar o seu caminho. Sendo assim, estabeleça metas para fechamento de negociações, cumpra os prazos e comemore as vitórias.
Saiba quais são as suas vantagens e explore-as
Conhecer bem a concorrência e listar as vantagens que você ou sua empresa podem ofertar ao seu cliente demonstra profissionalismo. Para que esta tática dê certo, não fale de coisas absurdas, faça uma análise real do seu negócio e veja como você pode se destacar no mercado. Busque diferenciais e divulgue-os.
Sinta a receptividade do seu cliente
Alguns clientes buscam produtos e serviços para uso imediato, enquanto outros buscam estabelecer uma relação de confiança antes de partir para qualquer tipo de negociação. Sendo assim, analise a situação e oferte o que o seu cliente em potencial espera. Se ele for receptivo para a finalização de uma negociação imediatamente, seja o mais ágil possível. Caso contrário, respeite o tempo dele.
Seja transparente e confiante
Vários fatores influenciam uma negociação, podendo ser bons ou ruins. Não deixe de mostrar ao seu cliente os riscos que determinada negociação pode acarretar, pois de um jeito ou de outro ele irá descobrir. Mas ser sincero no processo como um todo demonstra confiança de que você conhece o que está negociando e confia no potencial do produto ou serviço que está ofertando. O cliente com certeza percebe isso como um ponto a seu favor.
Lembre-se de que negociação tem que ser ganha–ganha
Finalmente, toda negociação deve acabar numa situação de ganha-ganha, ou seja, todos devem sair felizes da mesa de negociação. Se você conseguir fazer o seu cliente perceber que esse é o seu propósito, com certeza ele vai aceitar fechar o negócio de forma mais rápida.
Comece a colocar essas dicas em prática e com certeza verá o resultado nas suas negociações.
Via Editor Assas.