Ninguém mais contesta o impacto social e econômico da Internet. É impossível desconsiderar redes sociais, blogs, sites e todos os canais disponíveis na grande rede ao elaborar estratégias de comunicação para qualquer segmento que seja, independentemente da finalidade.
Mesmo que você não tenha a intenção de divulgar sua marca, produtos ou serviços na Internet, você já está lá. Como? Um “checkin” em seu estabelecimento e comentários em redes sociais e sites especializados, por exemplo. Não tem jeito, o seu cliente não precisa pedir autorização para dar voz à sua marca. O ponto chave desta questão é que estas menções não são necessariamente positivas e se a sua empresa não acompanhar o que acontece, não terá a chance de se defender. Por isso, estruturar um posicionamento digital pode fazer a diferença.
A vantagem em apostar em estratégias digitais para promover produtos e serviços de sua empresa está, além do investimento consideravelmente inferior às estratégias de marketing tradicionais, na possibilidade de alcance de público altamente segmentado. Basta um só texto, vídeo, áudio, ou imagem para ganhar projeção no mercado, com um benefício adicional: a sua mensagem tende a ser compartilhada ilimitadas vezes, obtendo abrangência ainda maior.
Contudo, a rapidez em que circulam as informações e o volume de dados que o ambiente digital proporciona é assustadora, e você precisará mais que um funcionário para criar estratégias, executar, analisar dados e otimizar campanhas nas diversas linhas de trabalho que o marketing digital proporciona, o que pode inviabilizar uma equipe interna. Por isso, talvez seja a hora de procurar por uma empresa especializada.
O que faz uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital é responsável por criar, planejar, produzir, veicular, mensurar, avaliar e otimizar as estratégias da sua empresa na Internet. Ela analisa os objetivos, o público e os valores da sua empresa para estruturar a estratégia mais adequada para seu negócio. Além disso, uma agência online conta com inúmeros profissionais especializados em áreas distintas que, juntos, buscam o retorno no investimento (ROI) para a sua empresa.
Quais os serviços oferecidos
Dentre os serviços oferecidos estão o desenvolvimento e otimização de websites, campanhas de email marketing, estratégias de relacionamento em mídias sociais, anúncios, produção de conteúdo, gestão de lojas virtuais, monitoramento de presença online. Cada um destes serviços possui diversas ramificações para atender demandas distintas. Por isso, o papel da agência é avaliar o que é mais indicado para trazer resultados para o seu negócio.
Vantagens de contratar uma agência de marketing digital
Ao optar por uma agência digital você conseguirá:
- Reduzir as preocupações com as ações de visibilidade da sua empresa, focando no que realmente importa: o seu negócio;
- Cobrar resultados mais expressivos, já que eles estarão focados exclusivamente no retorno do investimento;
- Despreocupar com a falta de entregas na ausência de funcionários, já que ao contratar um prestador de serviço os prazos e entregas devem cumprir o cronograma apresentado;
- Contar com uma equipe de profissionais diversos com especializações distintas trabalhando para o seu negócio com investimento consideravelmente reduzido em relação às mesmas contratações internas.
Como saber se a sua empresa precisa de uma agência online
Para saber se a sua empresa precisa de uma agência digital, analise as possibilidades de entrega e as vantagens que ela pode oferecer. Em seguida, compare com o que é executado hoje e como os seus concorrentes estão se posicionando na Internet.
E aí, sua empresa precisa de uma agência de marketing digital?
Se você reluta em aderir as ações digitais ou as coloca em segundo plano, vale a pena repensar! A Internet ganha mais adeptos a cada dia e tem modificado o comportamento e as preferências do seu consumidor.
Para saber mais sobre estratégias digitais para o seu negócio, acompanhe o nosso blog!
Marco Freitas é formado em Marketing Digital e Pós Graduado em Mídias Digitais e Sociais com foco em geração de retorno sobre investimento e massificação da empresa.