Criando uma conta no Google Play

O Google Play é a loja de aplicativos do Google que reúne os mais diversos programas e aplicações disponíveis para smartphones que utilizam o sistema operacional Android.

Consolidado como a maior plataforma de downloads do mundo, uma vez que o número de dispositivos com Android é superior aos demais, o Google Play é o ambiente mais seguro para os usuários procurarem um app.

Sendo assim, é fundamental para os desenvolvedores, registrar seu programa na plataforma do Google.

No entanto, para catalogar o seu produto, os desenvolvedores devem se ater a alguns critérios básicos os quais listaremos agora:

Cadastro no Google Play

Para começar, é necessário criar uma conta de desenvolvedor, a chamada Google Play Console. Com ela será possível fazer a publicação dos apps na plataforma.

Até a data de publicação deste artigo, a taxa para criação da conta era de US$ 25 anuais, e pode ser feita por pessoas ou por empresas.

Na página de cadastro do Google Play Console você deverá fazer login com uma conta Google para associá-la. Neste momento é recomendável criar uma conta para a empresa.

A página irá instruí-lo até completar o fluxo de cadastro, mostrando os requisitos necessários para enviar seu aplicativo.

Antes disso você deverá ler e concordar com o Contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play. Depois, pague a taxa de registro. Para fazer o pagamento, tenha em mãos um cartão de crédito internacional.

É necessário revisar a cobertura do serviço de distribuição e da conta de comerciante. No Brasil, esses serviços do Google não encontram restrições, mas outros países podem exigir.

Vinculando a conta de desenvolvedor a de comerciante

Vamos dar um passo à frente.

Agora que você já tem uma conta Play Console de desenvolvedor, chegou a hora de configurar uma conta de comerciante da Google Wallet utilizando o Play Console.

Isso é necessário caso você deseje vender seu app no Google Play, ou se ele permitir transações comerciais internas e assinaturas.

Para isso, siga os passos a seguir:

1. Faça o login em sua conta do Google Play

2. Na barra de navegação esquerda, clique em Relatórios Financeiros

3. Agora selecione a opção Configurar uma conta do comerciante agora

Esse processo vincula suas contas do Google e é irreversível. Além disso, ele permite que você defina o preço dos apps no Google Play. Você ainda pode configurar e alterar taxas e alíquotas de impostos em seu perfil de pagamentos.

Detalhando o aplicativo

Agora que sua conta já está configurada corretamente, chegou a hora de aprender a cadastrar as informações do aplicativo.

É importante que a descrição feita nesse passo seja a mais completa possível, pois são os dados que aparecerão para os usuários. Portanto é fundamental descrever as funcionalidades de modo que torne seu produto atrativo.

Os campos para o preenchimento são:

1. Detalhes: Título (até 50 caracteres), Descrição Curta (até 80 caracteres) e Descrição Completa (até 4 mil caracteres). Use palavras-chave relevantes, que estejam de acordo com as features oferecidas; evite texto promocional e spam.

2. Recursos gráficos: Você pode (e deve) adicionar imagens e vídeos para mostrar a funcionalidade de seu app. Para saber as dimensões dos arquivos que podem ser adicionados na descrição, clique aqui.

3. Idioma e traduções: Se o seu aplicativo é multi-idioma, você deve cadastrar as línguas inseridas no programa como um detalhe que será exibido na ficha do app na loja. Mas se o seu app não tiver uma tradução feita sob medida é possível adicioná-la automaticamente usando os serviços do Google.

4. Categoria: Neste campo escolha o tipo e a categoria de seu aplicativo (games, notícias, etc.). Você deve selecionar em uma lista pré-definida.

5. Detalhes de contato: É preciso adicionar informações de contato da empresa, como o email, endereço do site, número de telefone e qualquer outro meio para oferecer suporte aos usuários.

6. Política de privacidade: Descreva para os seus usuários a política de privacidade e uso dos dados que serão coletados para o funcionamento do app.

Quando preencher todas as informações solicitadas, clique em Salvar Rascunho. Seu aplicativo estará praticamente criado.

Atenção: é possível editar as informações preenchidas quando quiser.

Upload do APK

Chegou o momento que todos esperávamos: hora de enviar o arquivo da versão que será publicada.

O APK (Android Package Kit) é o formato de arquivo utilizado pelo Android na distribuição e instalação. Ele possui os elementos necessários para que um aplicativo funcione nos celulares.

Todos os passos até agora nos levaram até a criação do app dentro do Google Play Console. Agora devemos ir adiante e criar a versão na seção Gerenciamento de Versão.

Para isso, escolhemos o tipo de categoria desejado entre as opções abaixo:

1. Teste interno

2. Teste fechado

3. Teste aberto

4. Versão de produção

Esses testes são indicados para os primeiros usos em que podemos verificar o funcionamento do produto digital nos dispositivos.

Já a Versão de Produção é a que enfim será acessada pelo usuário final. Para chegar até ela é fundamental corrigir todos os erros e bugs que eventualmente surjam nos apps.

Importante: para cada fase de teste, selecione uma das opções e clique em “Criar Versão”. Depois disso, selecione o APK para upload e nomeie a versão, inserindo comentários e observações para diferenciar as versões anteriores.

Publicando no Google Play

Chegamos ao final da jornada para publicar um app no Google Play. Agora você deverá adicionar algumas informações complementares como a classificação do conteúdo, preço e disponibilidade por região.

Depois disso, certifique-se de que todos os campos de informações tenham um marcador verde ao lado.

Para isso, ainda na área de Gerenciamento de Versão vá até Revisar e Publicar. Agora basta que você Confirme o Lançamento que o seu aplicativo estará publicado na loja do Google!

Fonte: https://www.olivas.digital/blog/desenvolvimento/como-publicar-um-aplicativo/