Como usar a tecnologia a favor da educação de seus filhos?

tecnologia para crianca

Até pouco tempo os celulares e tablets poderiam ser vistos como uma distração na sala de aula, mas algumas escolas têm virado esse jogo. De olho nas crianças que já chegam na pré-escola sabendo usar os dedinhos para mexer nas telas, alguns educadores estão usando o mundo digital como um aliado da educação.

Bebês que não sabem andar já mexem em tablets

Toda criança, principalmente as mais novinhas, adora interagir com uma tela brilhante e colorida. Como já nasceram em um mundo tecnológico, tudo para eles é instintivo – muito mais fácil do que para um adulto de quarenta anos, por exemplo. “Acho supernatural inserir isso nas escolas. Os tablets e smartphones já estão presentes no dia a dia dos pequenos em toda parte do mundo. Muitos deles ainda não falam, não andam, mas são capazes de navegar nessa tecnologia digital”, lembra a pedagoga Deborah Calácia.

A escola “Cidade Jardim PlayPen”, em São Paulo, é uma das que já utiliza a tecnologia na hora de ensinar aos pequenos. “O uso dos tablets torna o processo mais rico e estimulante, trazendo para os alunos conteúdos atuais e dinâmicos relacionados àquilo que está sendo ensinado no momento”, defende o colégio em seu site. Para a pedagoga esse é um caminho inevitável. “A escola que enxerga que esse movimento existe está aprendendo a lidar com o novo”, diz Deborah.

Link: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/uso-de-tablets-incrementa-habilidades-de-leitura-das-criancas-20140313.html

Tecnologia fala a linguagem dos pequenos

O quadro negro do tempo dos papais e avós também parece estar com os dias contados. Na escola PlayPen eles já foram substituídos pelas lousas brancas, que permitem o uso dos projetores. “Dessa forma os professores podem compartilhar conteúdo de uma maneira mais atual, dinâmica e empolgante com os alunos”, afirma a direção do colégio. Deborah diz que essas novidades podem aumentar o interesse dos pequenos pelas aulas. “É uma forma de entrar no universo da criança. Essa geração conectada e interativa se fascina com animações, desenhos coloridos, luzes e sons que aparecem e desaparecem nas telas”, conta a profissional.

Para os papais que ainda ficam na dúvida se o uso de tanta tecnologia pode ser prejudicial para a criança, a pedagoga tranquiliza. “Na dose certa isso contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e até afetivo”, conta.

Link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml

escola

Vá além da lição de casa…

Os tablets, computadores e celulares têm o poder de fazer a criança aprender brincando, então porque não estender esse aprendizado para dentro de casa também? Depois que eles fizerem a lição, vale escolher algum jogo educativo para brincar com eles. O nosso aplicativo Playkids é cheio deles e o seu pequeno nem vai sentir que está exercitando o cérebro.

mae_filho

Link: http://try.playkidsapp.com/pt/

Felipe Pita