Facebook Marketing para PMEs! Saiba como atrair e converter seu público alvo

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Todos sabemos que o  Facebook é uma das mais poderosas ferramentas de marketing por uma razão muito simples: nenhuma outra pode competir com seu poder de falar com o público-alvo, sem desperdícios.

Pense que sua empresa vai anunciar num jornal ou numa revista especializada, neste caso o público pode ser bem seleto, mas ainda é bastante disperso. Nada garante que as pessoas que você tem em mente vão ler o seu anúncio. Além disso, como meios impressos precisam de grande circulação para se bancarem, é inevitável que muita gente que vai ler seu anúncio não tem grande interesse por ele – são de outra faixa etária, moram longe do seu restaurante, não têm filhos, acabaram de trocar de carro, por ai vai.

Você pode anunciar num caderno de Economia, mas poderia exibir seu anúncio apenas para quem trabalha na área?

Através do Facebook você pode!

Uma nota sobre o alcance orgânico

Até há pouco tempo, entendia-se que as pessoas “curtiam” páginas de empresa não apenas para mostrarem que são fãs, mas para receber conteúdo daquela marca em suas timelines. Bom, acontece que os usuários do Facebook não tão coerentes assim. Pelo menos de acordo com a empresa de Zuckerberg, pesquisas indicaram que a maioria dos usuários acha os posts das empresas muito parecidos com anúncios. Por isso, eles estão hoje praticamente desaparecidos das timelines. Curto e grosso: para aparecer de verdade no Facebook, uma empresa tem que pagar.

Começando os anúncios no Facebook – do começo

Vamos supor que sua empresa já tem uma página no Facebook – se não tiver, vá até a https://www.facebook.com/advertising e siga o passo-a-passo.

Nosso segundo passo é desabilitar o seu AdBlock ou qualquer outra ferramenta que você eventualmente tenha e que te impeça de ver anúncios. Não se preocupe: para nossos propósitos, você pode programar seu AdBlock para liberar anúncios apenas no Facebook. Se você nem sabe do que estamos falando, pule para próxima etapa.

Quando você está no Facebook, na barrinha azul no topo do seu navegador aparecem alguns ícones. Clique na setinha na extrema-direita para fazer aparecer um menu, e em seguida clique em “Criar Anuncios”.

Na página que aparece, você verá os vários objetivos que pode ter com uma campanha de anúncios. Os objetivos são bem auto-explicativos, e pode ser que no começo de uma campanha de marketing você tenha mais de um deles. Para aprender como a ferramenta funciona, experimente concentrar-se em um ou dois. Entre os objetivos mais comuns temos:

  • Aumentar o tráfego no seu site;
  • Gerar conversões (ou seja, as pessoas fazerem um download, preencherem um formulário ou fazerem uma compra);
  • Turbinar seus posts (fazer com que um post apareça na timeline de mais gente);
  • Promover sua página (ou seja, ganhar “curtidas”, algo que tem valido cada vez menos, como vimos acima).

Dependendo do objetivo escolhido, você vai precisar inserir um objeto. Exemplo: se você quer aumentar o tráfego no seu site, vai ter que inserir a página. Pode ser a homepage, ou pode ser uma página específica.

Vamos supôr que sua empresa seja uma loja de instrumentos musicais. Talvez você queira atrair mais tráfego para a homepage de seu e-commerce. Mas vamos supôr que você tenha também um blog com um post novinho de, digamos, “como escolher o instrumento musical adequado para você”. Nesse caso, você pode pensar em atrair as pessoas para esse conteúdo específico.

Próximo passo – onde vai aparecer seu anúncio no Facebook Ads?

Quando você está no Facebook, já reparou que existem dois locais onde o anúncio pode aparecer. Um é na timeline propriamente dita (News Feed), outro na barrinha de anúncios no canto direito. Anúncios na timeline têm maior destaque e maior taxa de cliques, e por isso mesmo saem um pouquinho mais caro. Nesta parte você também escolhe se seu anúncio aparece para quem navega do celular (mobile) ou somente de um computador ou laptop. Sua escolha depende da sua estratégia de negócios. Um restaurante de bairro certamente se beneficia muito de anúncios no mobile; já um produto mais complexo (como um software só usado por profissionais de TI) talvez prefira aparecer somente na tela grande.

Se sua empresa não tem ainda página no Facebook, não pode aparecer na timeline – apenas fazer os anúncios no cantinho direito.

Acertando no alvo

Eis a parte mais importante da sua estratégia de Facebook Ads – e também o maior diferencial de anunciar no Facebook. Aqui você usa as informações fornecidas pelas próprias pessoas no Face para fazer com que seus anúncios sejam vistos apenas pelas pessoas corretas. Entre os principais fatores estão:

  • Localização: Você pode fazer anúncios para o Brasil todo ou escolher (ou excluir) algumas cidades.
  • Idade: Defina os limites de idade que quiser entre 13 e 65 anos. Você não está restrito a faixas: pode escolher os números individualmente (exemplo: somente 18 anos, de 18 a 25, acima de 40…)
  • Sexo: Homens, mulheres, ou ambos.
  • Língua: Escolha o público pelos idiomas que fala: por exemplo, só quem já diz falar inglês. Note que nem todo mundo coloca no Facebook as línguas que falam (e muita gente coloca certos idiomas de zoeira), então pode ser uma boa ideia deixar esta parte em branco nos seus primeiros anúncios.
  • Interesses: Uma das partes mais importantes. Aqui você filtra o público baseado nas páginas que eles já curtem. Você pode pensar em marcas (inclusive concorrentes), mas também em certas bandas, ídolos, atletas, colunistas, políticos, órgãos de imprensa e qualquer coisa que tenha uma página no Facebook. O que o seu público-alvo curte?

    Tirando o escorpião do bolso

    A última parte importante é definir o orçamento. Como em qualquer estratégia de marketing, o ideal é definir o valor do seu objetivo (leads, vendas, etc.) e quantas vezes o orçamento precisaria se pagar para sua empresa ficar satisfeito.

    Porém, como sua empresa está começando e como é possível definir um orçamento máximo, sugerimos a você começar com um valor pequeno, aguardar alguns dias, medir os resultados e ganhar confiança no uso dos Facebook Ads antes de alocar valores maiores.

    Na hora de criar de fato os anúncios, o Facebook vai pedir que você insira imagens. Sugerimos que você tente o mesmo anúncio com pelo menos duas ou três imagens diferentes. Ainda no decurso da campanha, você pode mandar “parar de rodar” as imagens menos eficientes e deixar rodando somente o melhor anúncio.

    Medindo resultados

    Uma das melhores medidas da eficiência do anúncio é o CPC (custo por clique): quanto menor, melhor. Significa que está custando poucos centavos realizar o objetivo daquele anúncio, seja atrair cliques, curtidas ou vendas.

    Ao final de cada campanha do Facebook Ads, sua empresa pode analisar os resultados dos anúncios e tirar dali lições para a próxima campanha. Daria mais certo com um público mais restrito? Mais amplo? O que há de comum nos textos e nas imagens dos melhores anúncios? O que devemos evitar? Embora existam muitas estratégias consolidadas de marketing, apenas tentativa e erro podem realmente dizer o que funciona para o seu negócio.

    E então, pronto para fazer sua empresa decolar com Facebook Ads? Ficou alguma dúvida?

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Michele Barboza