LANDING PAGE – Dicas e porque ter.

Deixe a Proposta Clara

Este é o fator mais importante para o sucesso de uma landing page, pois é ela que atrai o interesse do usuário.

Qual é a primeira impressão que a sua página deixa em um novo visitante? Está no site que esperava? E principalmente, ele entendeu sobre o que é esta página?

Toda página deve explicitar rapidamente qual é a sua proposta, deixar claro quase instantaneamente sobre o que é que está sendo abordado.

Uma boa forma de descobrir a sua eficácia é através da Regra dos 5 Segundos! A ideia desse teste é ver se alguém que não conhece seu site, entrar na sua landing page durante 5 segundos e ver se ela consegue entender do que se trata a página e o que ela poderia fazer como ação nela. Se quiser, pode chamar um amigo ou irmão, que mesmo não dando validade estatística pode dar umas boas ideias!

Use um Call to Action

É aqui que você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum arquivo ou enviar um pedido de orçamento. Também chamado de CTA, é o segundo ponto mais importante na criação de uma landing page. É ele que vai te ajudar na conversão, ao levar um visitante mais adentro do funil de conversão.

Um excelente recurso é utilizar o CTA dentro de um botão, pois deixa claro para o usuário o caminho que deve seguir. O padrão já é quase um padrão da internet, então os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. Prefira informar o usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar Software” do que um simples “Clique Aqui”.

 

Tenha um Layout Leve

Um dos pontos cruciais para uma boa landing page é a clareza do layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade.

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Figura 1: Página com layout limpo

A estrutura da página é tão importante que as mudanças dos elementos visuais são uma das coisas mais alteradas em testes de conversão. Às vezes, somente deixando um espaço em volta do botão de ação já oferece um espaço para “respirar”, o que pode aumentar a quantidade de cliques justamente por estar mais destacado.

Seja Objetivo

Não exiba todas as informações que existem sobre o seu produto. Uma landing page não é um manual de instruções, mas sim um ponto de venda! O seu objetivo é vender, então é importante focar nos pontos principais, aqueles que são os grandes diferenciais. São eles que chamam a atenção do cliente.

Se achar que tem informações importantes, trabalhe a capacidade de sintetizar em poucas palavras cada uma. Se achar impossível tirar, uma alternativa é criar outras páginas com mais informações sobre cada tópico, de forma que se o usuário não entender algum dos tópicos listados, ele vai poder clicar para ter mais informações direto no seu site.

Ainda tem mais? Então é a hora de priorizar os argumentos de venda e talvez então você precise pegar somente o contato do possível cliente, através de um formulário, e depois enviar um documento com informações mais completas ou até mesmo ligar.

Utilize Recursos Visuais

Os humanos são seres que se utilizam principalmente da visão para perceber o mundo. Pense em quando você olha para uma mesa de jantar. Sem fazer o menor esforço, reconhece os talheres, prato e copo. É instantâneo mesmo que não queira, pois não precisa mais do que um breve instante para reconhecer o objeto.

Por isso que utilizar recursos visuais é tão importante para atrair a atenção dos visitantes. Utilize imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, justamente onde você quer chamar a atenção, como o seu principal produto ou conteúdo de destaque. Repare como o macaco do MailChimp está posicionado de frente para a direita. Isso não é à toa. O foco do seu olhar está na proposta da página, naturalmente levando também o seu olhar para lá.

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Figura 2: Macaco auxiliar a passar a mensagem e atrair a atenção

Com um teste de calor feito baseado no olhar das pessoas em uma página parecida, percebemos claramente que na versão A em que o bebê está encarando o visitante, as pessoas tendem a olhar diretamente nos olhos dele, perdendo o foco na proposta da página. Na versão B, o bebê assume uma posição de olhar para o conteúdo, aumentando drasticamente a quantidade de visualização do conteúdo textual da página.

 

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Figura 3: Olhar do bebê voltado ao foco da página

Os estímulos visuais são também os que ficam mais arraigados na memória. Por isso lembramos do rosto de alguma pessoa que não vemos há anos, mas é difícil recordar claramente um aroma depois de tanto tempo. Isso é ótimo pra trabalhar a presença da sua marca na mente dos consumidores. Utilize essa característica a favor da sua empresa, expondo um bom conteúdo visual.

 

 

Última Dica: Faça Testes A/B

Como disse no início do post, cada site tem suas próprias características e tipos diferentes de visitantes entre si. Ou seja, cada situação é única. Então como você vai saber se é melhor exibir um vídeo ou um formulário de pedido? Desenvolvendo um Teste A/B.

Veja só como era a página do MailChimp. Podemos perceber que a mudança segue as boas práticas abordadas aqui: layout mais limpo, proposta clara, recursos visuais auxiliando na conversão…

 

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Figura 4: Homepage antiga do MailChimp

Ele se baseia na análise estatística de uma versão A converter melhor do que uma versão B, daí que vem o nome do teste. Mas deve ser testado alguns pontos, como uma versão com ou sem imagem. Outro teste pode sugerir ter um layout com um botão de ação na esquerda e outro na direita. Pode até mesmo testar duas frases diferentes no Call to Action, como “Clique aqui” e “Saiba mais”.

Então é necessário você testar o que cada mudança pode trazer de benefícios para atrair a atenção do visitante. Afinal, a intenção é aumentar a conversão.

Após essas dicas a MontarSite trás a solução para seus negócios.

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Abraços e até a próxima

Equipe MontarSite

Felipe Pita